Dentro da psicologia existem diferentes abordagens teóricas. Eu trabalho com a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), que tem como objetivo principal a identificação de padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas demandados pelo cliente, indicando, a partir disso, técnicas e estratégias para alterar essas percepções e comportamentos.
A TCC é uma abordagem mais ativa e estruturada, com uma postura voltada para objetivos e focada nos problemas que o cliente quer solucionar.
O tratamento envolve um foco intenso nas demandas atuais e em situações específicas que são angustiantes para o cliente. O histórico passado é fundamental para entendermos o contexto e como as crenças foram construídas ao longo da vida. Mas, a ênfase da TCC é no presente.
É um tipo de terapia em que o psicólogo não só ajuda o cliente a definir objetivos, identificar e avaliar pensamentos e crenças e a planejar a mudança comportamental, mas também o ensina a como fazer. Pois, um dos principais objetivos dessa abordagem é ensinar o cliente a desenvolver independência para lidar com suas questões.
Esse tipo de terapia é indicado para:
Pessoas que buscam se desenvolver pessoal e profissionalmente;
Pessoas que possuem algum diagnóstico (ou suspeita) de transtorno mental.