A adaptabilidade é a competência que ajuda a lidar com o contexto dinâmico, processual e transitório que vivemos profissionalmente. Ela, junto com o senso de identidade, são hoje duas das principais competências para a construção de carreira.
É difícil falarmos em gestão de carreira sem falarmos, pensarmos e desenvolvermos a adaptabilidade de carreira, ou seja, a nossa capacidade de realizar mudanças sem grandes dificuldades, a fim de se adequar a um contexto incerto e que muda continuamente.
Quanto mais a desenvolvemos, maior agilidade teremos para encontrar soluções em momentos de mudança e adversidade, como a necessidade de uma recolocação profissional (voluntária ou imposta) ou a adaptação para um novo desafio na carreira, como um novo cargo.
Mais do que isso. Há impactos positivos também em outros aspectos da carreira, como satisfação com o trabalho, sucesso profissional, percepção de oportunidades de trabalho, melhora na capacidade de tomada de decisão e na forma como interpretamos as situações que vivenciamos na carreira.
Então, quanto maior a nossa adaptabilidade, mais recursos temos para lidar com novas e complexas situações em nossa carreira. E por isso, é uma competência cada vez mais necessária em um contexto de mercado que é tão incerto.
Ela é definida por quatro dimensões, que são as estratégias que podemos desenvolver para melhor lidar com as mudanças de contexto.
São elas:
– Preocupação: Preocupação em relação ao próprio futuro profissional, tendo um senso de orientação que leve para atitudes de planejamento, antecipação e preparação na carreira. É uma competência de planejamento.
– Controle: É o quanto você se sente responsável por construir a própria carreira, apresentando uma postura ativa para suas escolhas com o enfrentamento às mudanças de forma mais assertiva. É uma competência de capacidade de escolha.
– Curiosidade: Refere-se à sua iniciativa para fazer descobertas (sobre si e sobre o seu mercado) e buscar oportunidades e novos aprendizados. É uma competência de exploração.
– Confiança: Diz respeito ao quanto você acredita na sua competência para reunir esforços e atingir objetivos, mesmo diante de obstáculos. É uma competência de resolução de problemas.
A adaptabilidade é a competência que ajuda a lidar com o contexto dinâmico, processual e transitório que vivemos profissionalmente. Ela, junto com o senso de identidade (“quem sou eu?”), são hoje duas das principais competências para a construção de carreira.
Por essa construção precisar considerar o componente contextual, há um grande peso dessa construção da identidade com o processo de adaptação. E repara que usei várias vezes as palavras “construção” e “processo”. Porque é contínuo mesmo.
Constrói – desconstrói – reconstrói, sempre que necessário, considerando a relação identidade, contexto e prontidão para lidar com tal contexto.
2025 | Psicóloga Caroine Queiroz CRP 07/20683 | Atendimento on-line.